(ver vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QrkumFfA45k)
PSICOLOGIA 1
SUBSIDIO DA PSICOLOGIA
1 MENTE
Há dois tipos de mentes. A mente divergente e a mente convergente. Isto se dar, pelo fato, de nosso cérebro ser composto por dois hemisférios: o esquerdo e o direito.
MENTE CONVERGENTE
Quem tem o lado esquerdo dominante é do tipo convergente. São aqueles que têm um maior senso de organização e preferem trabalhar em ambientes arrumados. Outra característica é que os convergentes não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Se a pessoa é pontual e não tolera atrasos, tem o lado esquerdo a todo vapor. Os esquerdos também têm rotinas previsíveis e imutáveis. Quando você fala de alguém, convergente lembra-se do nome.
MENTE DIVERGENTE
Já aqueles que têm a dominância do lado direito, os divergentes, têm a parte intuitiva e criativa bem aguçada, São desorganizados, imprevisíveis, transgressores de regras. Jamais anotam compromissos na agenda. Quando você fala de alguém, o divergente lembra-se do rosto.
“Quem tem a mente divergente, deve trabalhar uma atividade específica em um dia, e se atentar para os detalhes dela, com isso, a pessoa vai ativar o seu lado convergente”, destacou a psicóloga.
Faça o teste você também com as seguintes imagens:
2 MARKETING
Dentro de clínicas odontológicas encontramos diversos tipos de clientes, pessoas diferentes que são estimuladas de maneiras diferentes. Portanto não podemos utilizar a mesma postura sempre, é importante observar se o cliente está mais auditivo, visual ou sinestésico. Calma! Explicarei melhor cada tipo, para que você possa entender e aplicar no seu próximo contato com os clientes.
Existem três tipos de clientes: os visuais, auditivos e sinestésicos. Cada um comporta-se e reage a estímulos característicos à sua personalidade. Esses estímulos podem ser auditivos, visuais e sinestésicos. Mas, isso não quer dizer que os visuais só reagem a estímulos visuais e os auditivos só a estímulos sonoros, todos nós reagimos aos três tipos, mas existem pessoas que usam mais um canal que outro. Por exemplo: Um cliente que chega pela primeira vez na sua clínica: O auditivo vai chegar falando “Olá, tudo bem?”, perguntando, puxando conversa,... Já o visual vai chegar com um acenar de cabeça, querendo dizer com esse gesto “olá”. Esse exemplo é apenas para demonstrar a diferença, mas não quer dizer que seja regra!
2.1. AUDITIVOS
Os auditivos reagem e se comunicam de forma verbal. É o tipo de cliente que chega ao consultório e diz “Boa tarde, como foi seu dia...”, ou “Você lembra aquele dia...”. São pessoas que comunicam por palavras e não por gestos. Não adianta mostrar imagens, orçamentos escritos, ou outros estímulos visuais, tem que falar “sim, claro, estou ouvindo (e ouvir mesmo!), para que o cliente perceba que você está realmente ouvindo o que ele tem a dizer. Para esse tipo de cliente é importante ter uma voz firme, ter muita atenção ao que ele fala e buscar sempre argumentações corretas e seguras, pois é o tipo de cliente que depois vai falar “mas a Senhora falou na semana passada que”... e não que...”. É importante ficar ligado para esse tipo, pois ele normalmente pede descontos, chora, chora, até conseguir! É o tipo de cliente que fala muito, e ainda pede para marcar no horário de menos tumulto, sem ter noção que o tumulto começa com o atraso no atendimento dele, que fala, fala e acaba atrasando o horário do pobre dentista.
VISUAIS
Os clientes visuais reagem a estímulos visuais. Não é necessário ter um bom discurso e ter cuidado no que fala a este tipo de cliente. É um cliente que chega e diz: “Boa tarde, posso ver?”, ou “tem fotos de antes e depois?”, ou “não gosto da cor nem do design”.
Na parte visual da clínica, trabalhar cores alegres, que tenham haver com a proposta da clínica (que imagem quer passar?), mostrar fotos de tratamentos realizados, site bem organizado visualmente, confeccionarem um folder informativo com bastantes imagens, contratar um bom decorador ou você mesmo buscar objetos decorativos que valorizem o ambiente.
É o tipo de cliente que basta você ter o jaleco amassado, estar um pouco despenteado ou mal apresentado para a venda não se realizar.
2.3. CINESTÉSICOS
Os clientes sinestésicos reagem a estímulos relacionados ao olfato, paladar e tato. É o tipo que cliente que não consegue dizer/explicar o que quer. É o tipo de pessoa que entra numa clínica e diz “há algo aqui que não me agrada”, ou “algo me diz que isto não vai dar resultado”. Se lhe perguntarem o porquê, responde: “não sei explicar, só te digo que não estou com um bom pressentimento”.
Na categoria dos sinestésicos estão incluídas as sensações de tato, temperatura, posição corporal e também os sentimentos como os de alegria e depressão. As pessoas nessa categoria gostam de manipular, sentir o espaço que está inserido. Gostam de espaços confortáveis, cadeiras macias, temperatura agradável, ambiente com cheiro agradável, valorizam lugares que oferecem mais que um copo de água.
É um cliente extremamente difícil de agradar... Tem de ter algum cuidado no que diz e no que mostra. É importante conversar gesticulando, se movimentando, acompanhando o ritmo do cliente. É um cliente ligado ao bem-estar e conforto. Faça-o se sentir à vontade, ofereça água, café, suco, etc. Pergunte se quer se sentar... Tente agradá-lo através de percepções agradáveis e únicas!
E você... é mais visual, auditivo ou sinestésico?
INTRODUÇÃO DA PSICOLOGIA 2
A palavra Psicologia vem de dois vocábulos gregos, a saber: “PSIQUÊ” que é alma, e “LOGIA” que é estudo ou ciência. Então, PSICOLOGIA é o estudo, ou a ciência acerca da alma. Esta matéria é de suma importância, para quem pretende conhecer, entender e se relacionar com as pessoas.
O ser humano passa por, pelo menos, nove fases no decorrer de sua vida, a saber: Pré – natal, Recém - nascido, Primeira Infância, Segunda infância, Meninice, Puberdade, Adolescência, Idade Varonil e velhice (a 3ª Idade)
Cada ser humano tem 46 cromossomos em suas células que formam o seu corpo (2N), e 23 nos gametas (N). Para formar os gametas “ESPERMATOZOIDES” no homem e “ÓVOLOS” nas mulheres as células se reproduzem por meiose (divisão celular em outras com 50% dos cromossomos), ao passo que, para aumentar o número, ou substituir as demais células do corpo, elas se reproduzem por mitose (divisão celular em outras com 100% dos cromossomos). “observação: os gametas femininos, já são formados, com 50% dos cromossomos, desde quando a mulher foi formada. Os óvulos são sempre da mesma idade que a mulher, quanto os espermatozoides tem sempre poucos dias”.
Os gametas são células especiais, sexuais, as quais portam de 50% das características da pessoa. Ao unir o gameta masculino (espermatozoide), 50%, da genética do homem, com o gameta feminino (óvulo), 50% da genética da mulher, formam uma vida completa: 50% + 50% = 100%. Então eles se tornam em uma só célula, a célula ovo (o zigoto) que vai se multiplicando por divisões mitóticas (uma divide e passa a serem duas, as duas dividem e passa a serem quatro, as quatro dividem e passa a serem oito e sucessivamente). Isto ocorre ainda na tuba uterina. O zigoto vai se multiplicando e viajando em direção ao útero, esta viagem pode durar de dois a quatro dias, chegando ao útero, ele aloja na parede uterina e continua se multiplicando, até formar uma criança perfeita.
No período de nove meses, o tempo da gestação materna, a criança passa por pelo menos três fases, a saber:
Com isto completam os 9 meses de gestação.
Desde o ventre materno, conforme criança vai se desenvolvendo, desenvolve o seu psique, ou melhor, a sua alma. Portanto, equilíbrio psicológico dela (da criança) consiste na forma, a qual, sua mãe viveu no período de sua gestação. Se ela teve uma vida amargurada, em sua gravidez, grande é a probabilidade de repercutir isso na criança; mas se ela teve uma vida feliz e segura, também isso repercutirá na sua criança.
Além do estado psicológico e físico materno, e os temperamentos dos seus ascendentes, obviamente, implicarão na vida psicológica e biológica da criança. Visto que uma pessoa herda as características físicas e psicológicas dos seus ascendentes. Isto é distribuído das seguintes formas: 50% dos seus pais; 25% dos seus avós; 12,5% dos bisavós; 6,25% dos seus tri- avós, e sucessivamente. A cor da pele, dos cabelos, dos olhos, a altura, a gordura, a voz, o dinamismo, a força, até a saúde e muito mais são herdados dos ascendentes.
É de suma importância o aconselhador procurar saber, se isto for possível, qual era a conduta moral, física e psicológica dos pais do aconselhado. “Na grande maioria das vezes um mau procedimento de alguém, é um pedido de socorro”.
5 PÓS-NATAL: Após o seu nascimento o ser humano pode passar por nove fases em sua vida. A saber: Recém-nascido, Primeira Infância, Segunda Infância, Meninice, Puberdade, Adolescência, Varonil, Idade, ou, a Velhice.
Vamos estudar cada uma destas fases detalhadamente:
6 RECÉM-NASCIDO: Este é o primeiro período da pessoa após o seu nascimento. Período, qual, que se inicia no nascimento e termina com a queda do cordão umbilical. Com duração de aproximadamente, sete dias, uma semana.
7 PRIMEIRA INFÂNCIA; Esta fase inicia com a queda do cordão umbilical e termina com a criança começar a andar e a falar. O encerramento desta fase é caracterizado pela 1ª dentição; pelo desenvolvimento da linguagem de imitação, começando a criança falar palavras como: “mamá, papá, tatá e etc.”.
8 SEGUNDA INFÂNCIA: Neste período, que inicia com o inicio da fala, da locomoção e da 1ª dentição, termina com o ingresso na escola, o pré-escolar. Nesta fase, a criança é egoísta, quer tudo para si: as atenções, os brinquedos e as alimentações.
Este egoísmo é natural da criança. Os pais e os educadores devem ter muito cuidado ao educá-los. Visto que, nesta fase é comum eles encontrarem algum brinquedo e etc. e pegá-lo para si. Se seus educadores permitir este ato, eles vão crescer com este mau costume; e se barrá-los bruscamente, eles crescem com medo de correr atrás dos seus objetivos.
Então, quando uma criança nesta fase, subtrair algo alheio para si, seus educadores precisa falar-lhe com muito cuidado. Sugestão: “isto não te pertence, você só pode apossar daquilo que te derem”. Se puder cumprir, promete-o um do mesmo. ATENÇÃO: NUNCA PROMETE SE NÃO PODE CUMPRIR.
9 MENINICE: Com o ingresso na escola, a criança começa a aprender a ler e a escrever. Além disto o seu ciclo social cresce. Antes só conhecia os parentes, vizinhos e etc. com o ingresso escolar, passa a conhecer a professora, os colegas e muitos outros.
Na meninice a criança começa a vida do pleito, onde precisa lutar para conseguir melhores lugares e posições e etc.. Nesta fase os meninos têm o seu pai como heróis.
A fase da meninice termina com a puberdade.
10 NUNCA BARGANHA UMA CRIANÇA. Isto é, nunca lhes paga por uma boa ação que eles façam. Fazendo assim, eles vão crescerem aprendendo que uma boa obra só é efetuada por dinheiro. Eles precisam crescer convictos que uma boa ação é um dever do ser humano.
As crianças precisam brincar, isto não acontecendo, acumular–se-ão problemas comportamentais na vida adulta. E Todavia, pais e responsáveis por crianças devem saber onde, como e com quem eles estão brincando ou passeando. Os responsáveis por menores de idade têm que ser aquela figura, às vezes, chata.
Mas todas estas exigências não precisam ser realizadas com mau humor, com xingos, pancadarias e etc. tudo isto podem ser feito com amor, carinho, com cuidado. LEMBRE-SE: NUNCA GRITARIA, FOI SINÔNIMO DE AUTORIDADE. Caso contrário, a gritaria é sinônima de que perdeu o controle. O correto é falar sério na hora certa, sempre cumprir o que o prometer e sorrir na hora de sorrir.
11 PUBERDADE: A puberdade é um período intermediário entre a meninice e a adolescência. Esta fase dura acerca de dois anos. A puberdade começa aos 12 anos para as meninas e aos 14 anos para os meninos. Esta fase é caracterizada pelo desabrochar do corpo, pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e pela modificação da voz. Nesta fase tanto os meninos, como as meninas procuram pessoas do mesmo sexo e da mesma idade para serem seus confidentes.
Nesta fase, devido o rápido desenvolvimento dos ossos e dos nervos, a criança não tem muita agilidade, as meninas quebram muitas louças ao lavar, eles trombam nos móveis, comem bastante e trabalham pouco. Eles não têm muitas garras para o trabalho, visto que, o desanimo é muito grande, devido o desabrochar dos ossos e dos nervos. Mas já é tempo de ensiná-los a trabalhar, mesmo que é justo permitir que eles se descansem um pouco de quando em quando.
12 ADOLESCENCIA: A adolescência está marcada pelo desabrochar dos instintos sexuais, pela consolidação dos interesses profissionais e sociais e pelo desejo de liberdade e autonomia. A fase da adolescência é própria para a pessoa reconhecer suas próprias possibilidades, isto é, saber escolher o caminho que lhe permitirá engajar-se perfeitamente na vida adulta.
Esta fase inicia-se com o fim da puberdade, onde que o mesmo continua o seu crescimento até atingir o estabelecimento da vida adulta.
Todas as emoções têm algum efeito sobre o organismo físico-criativo ou destrutivo. Isto a Palavra de Deus afirma em Provérbios 14 v 20. Problemas emocionais poderão influenciar diretamente no desenvolvimento físico da criança e prejudicar seriamente a saúde de qualquer pessoa.
13 CUIDADOS PESSOAIS: Os cuidados pessoais são indispensáveis para o desenvolvimento do corpo e da mente da pessoa. Observe uns fatores imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano: alimentação sadia; ingerir cerca de dois litros de água diariamente; exercícios físicos com duração de, no mínimo, trinta minutos, três vezes por semana; dormir oito horas por noites; vacinação correta; descanso; estudos; trabalhos; controle com as dívidas; saber fazer uma boa escolha; não avaliar qualquer pessoa; sorrir; comunicar com as pessoas; servir a Deus e O adorá-LO
14 VARONIL: Ao completar-se 18 anos, o adolescente passa a ser adulto. Como adulto, a pessoa já é responsável por si própria. Só é que, enquanto ele for dependente dos seus pais ou de alguém, ele deve os submetê-los, visto que, ainda não conquistou a sua independência. A primeira característica de um independente é manter a si próprio.
O adulto precisa lutar (trabalhar) com muito cuidado e zelo para conquistar estruturas financeiras, para que se porventura, pretender ter uma família, não passar por frustrações. Porque a pessoa casando-se dependente de alguém, é muito complicado.
Enquanto uma pessoa, menos favorecidas, estiver na sua força vital, é necessário pagar alguma previdência social, visto que, quando chegar a certa idade, como próxima aos 50 anos, por exemplo. Onde que não tem mais tantas forças para o trabalho, e está longe para se aposentar por idade. Então a previdência entra em ação começando a suprir financeiramente.
15 IDADE, OU, A VELHICE: Há algumas discrepâncias, neste particular, mas a forma mais aceita entre os psicólogos, com respeito à 3ª idade, é que a 1ª idade atinge a menoridade, a 2ª, atinge a fase adulta e a 3ª quando chega à aposentadoria.
Na terceira idade, a pessoa já está cansada, então é o tempo de dedicar aos exercícios físicos, conforme acima mencionados, passear, curtir os netos em alguns dias na semana, etc.
Netos só podem ser criados com os avós em caso de faltas dos pais. Na grande maioria das vezes, os netos criados com os seus avós, apresentam graves problemas comportamentais.
OS TEMPERAMENTOS
Existem quatro (4) tipos de temperamentos, todo ser humano tem todos estes quatro temperamentos, mas ninguém tem obviamente, um só deles. Mas, aquele temperamento que mais predominar na vida da pessoa, ela é designada como portadora do mesmo. Todos eles têm pontos positivos e negativos, confira na página a seguir:
TEMPERAMENTOS |
DEFEITOS |
QUALIDADES |
|
|
SANGUINEO:
Atores Vencedores Oradores |
Pusilânime Volúvel Indisciplinado Impulsivo Inseguro Egocêntrico Barulhento Exagerado Medroso |
Comunicativo Destacado Entusiasta Afável Simpático Bom Companheiro Compreensivo Crédulo |
||
COLÉRICO: Produtores Construtores Líder |
Iracundo Volúvel Impaciente Prepotente Intolerante Vaidoso Auto – Suficiente Insensível Astucioso |
Energético Resoluto Independente Otimista Prático Eficiente Decisivo Líder Audacioso |
||
MELANCÓLICO: Artistas Músicos Inventores Filósofo Mestres |
Egoísta Amuado Pessimista Teórico Confuso Antissocial Crítico Vingativo Inflexível |
Habilidoso Minucioso Sensível Perfeccionista Esteta Idealista Leal Dedicado |
||
FLEUMÁTICO: Diplomatas Administradores Professores Técnicos |
Calculista Temeroso Indeciso Contemplativo Desconfiado Pretensioso Introvertido Desmotivado |
Calmo Tranquilo Cumpridor Eficiente Conservador Pratico Líder Diplomata Bem - humorado. |
||
|
|
“Cada um destes temperamentos exige um tratamento diferenciado”. Pedro, era sanguíneo; Paulo, era colérico; Moises, era melancólico e Abraão, era fleumático. Jesus Cristo como é Perfeito, Ele é portador, de 25% de cada um deles.
CARÁTER
Significado de Caráter: s.m. Conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); traço distintivo: o caráter do povo brasileiro. Gênio, índole, humor, temperamento. Formação moral, honestidade: homem de caráter. Cunho, aparência, ar, feição: obra com caráter de autenticidade, missão em caráter oficial, doença de caráter grave.
Na Psicologia o caráter consiste no conjunto coerente de respostas dadas por um indivíduo a uma série de testes e que permite, por comparação estatística, situá-lo numa categoria determinada.
Os caracteres não são hereditários como os temperamentos, eles são aprendidos, mediante o que a criança ouve e ver. O ambiente influi uns noventa por cento na formação do caráter da criança. Ninguém tem um bom, ou mau caráter por consequência da natureza de um antecessor, mas, todavia, os caracteres consistem em uma aprendizagem.
“Vigie os teus pensamentos, porque eles converterão em palavra; vigie as tuas palavras, por que elas transformarão em teus atos; vigie os teus atos, porque eles formarão o teu caráter; vigie os teus caracteres, porque eles definirão o seu destino eterno”.
ALMA
A alma é a vida física do ser humano. O corpo é tão somente a moradia, dela. A vida do ser humano não tem nada haver com a vida dos animais irracionais. Visto que o homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus (Genesis 1 v 26, 27).
Os psicólogos definiram que do lado esquerdo do nosso cérebro, são armazenados tudo aquilo que aprendemos. E a direita, do mesmo, nós criamos, ou inventamos.
E como comunicamos com todos os membros do nosso corpo, através dos gestos. Quando indagamos a alguém, em um movimento muito rápido, ele irá olhar para a esquerda e para cima, ou para a direita e para cima. Olhando ele, para a esquerda e para cima, estará consultando o cérebro. Assim, responderá a verdade. Mas se ele olhar para a direita e para cima estará criando, ou inventando. O que tem acerca de setenta e cinco por cento de responder mentiras.
Há certas discrepâncias com respeito às faculdades da alma. Mas estas são as mais aceitas: a) MENTE, b) CONSCIÊNCIA (quanto à consciência, muitos ensinam que é faculdade do espírito, mas raciocina comigo: é necessário ter comunhão com Deus para saber o que é certo, ou, errado?), c) EMOÇÕES, d) VONTADE.
A MENTE: consiste nos pensamentos e no tino, e fala no estado normal do indivíduo. É a capacidade psicológica da pessoa se atuar normalmente em todas as áreas.
A CONSCIÊNCIA: é a capacidade de o indivíduo distinguir e julgar o que é certo e errado, bom e ruim, justo e injusto, bonito e feio e etc.
EMOÇÕES: a expressão mais forte da emoção é o amor. A emoção consiste na alegria e na tristeza. A glândula suprarrenal tem um importante papel nas emoções. A sua função é lançar no sangue um hormônio denominado. ADRENALINA. Este hormônio, não somente acelera as batidas do coração, mas também aumenta a quantidade de energia dos organismos. A adrenalina nos ajuda a enfrentar as emergências em situações que ameaçam a vida, porque nos prepara para um esforço mais intenso. O homem não é um objeto, uma máquina, mas um ser que trabalha, pensa, que se emociona, diverte, alegra, entristece, chora, que tem medo, prazer, amor e etc.
A VONTADE: é a capacidade que um indivíduo tem de julgar o que quer. O ser humano tem o poder de saber: se quer, ou não quer; se vai, ou fica; se come, ou não come se faz, ou não faz e sucessivamente. À vontade trabalhando junto com a consciência, tem como a pessoa fazer uma excelente escolha nesta vida.
OS TRÊS IMPULSOS NATOS:
Impulso de Preservação da Vida: este nos leva a pensar em cuidar de nós mesmos, procurando preservar a vida que possuímos. Os resultados naturais deste impulso e o medo e o egoísmo, mas não de natureza exagerada, pois não provem de Deus, mas apenas para termos cuidado conosco mesmo.
Impulso da propagação da vida: isto nos leva a relacionar com outras pessoas e procurar aquela pessoa com que participaremos na procriação de nossas vidas e a provisão do necessário para preservação destas vidas.
Impulso de prolongamento da vida: este impulso deve levar a pessoa a pensar na razão de sua vida e a relacionar-se com o Autor da vida, o Único que poderá dar a vida sem fim.
OS TRÊS SENTIMENTOS ADQUIRIDOS
Sentimento de alto-valorização: para se desenvolver naturalmente, o indivíduo precisa sentir que ele tem valor assim como qualquer outro. E que ele pode ficar a vontade em qualquer meio, sem sentir-se inferior aos demais.
As pessoas sentem inferiores por três motivos:
Aparência, (1º Samuel 16 v 7; Efésios 2 v 10),
Capacidade (Filipenses 4 v 13; 2ª Colocenses 8 v 12).
E família e cultura (Romanos 8 v 18). A tendência de uma considerada porcentagem de gente ao sente-se inferior a uma pessoa, o seu alvo é persegui-la. Se porventura, alguém te persegue, pode ser que ele sente-se inferior a ti. A Bíblia também ensina que “todo trabalho e toda destreza em obras trazem ao homem a inveja do seu próximo (Eclesiastes 4 v 4).
Sentimento de Autossegurança: É preciso que o indivíduo sinta se que tem capacidade necessária para fazer aquilo que é o seu dever (Romanos 12: 3). Os resultados da falta de autossegurança são: 1- medo, ou pânico ao enfrentar uma responsabilidade; 2- Alto desprezo; 3- Diminuição do seu sentimento de valor próprio; 4- Ciúme e inveja; 5- Frustração e raiva; 6- Dificuldade de coordenação física e mental.
Sentimento de Aceitação: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; devem sentir que eles têm uma posição segura no lar, na escola, no trabalho, na igreja, etc.. Que ninguém nunca poderá usurpar que são queridos e seus direitos é respeitado.
O SER HUMANO É COMO UM DIAMANTE QUE PRECISA SER LAPIDADO. TODAS AS PESSOAS, INDEPENDENTE DA SUA IDADE, NECESSITAM DE UMA CONSTANTE APRENDIZAGEM.